Informática Educativa

O objetivo da Informática Educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta, tanto do aluno, quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por quê” e “como” usar a informática para que a mesma contribua, efetivamente, para a construção do conhecimento.

Assim como na vida real, a virtual também apresenta opções e caminhos que nos levam a fins diversos e é aí que a proposta pedagógica deve intervir, de maneira a contribuir para o desenvolvimento de valores pessoais e sociais levando a construção de uma consciência crítica. Tendo por finalidade a formação de cidadãos capazes de avaliar suas atitudes e escolhas, como também o mundo em que vivem. E é no emprego dessa ferramenta, através do desenvolvimento de projetos e sabendo explorar todas as suas potencialidades educacionais, que estaremos, de fato, incluindo a informática na educação de forma realmente educativa. A sala de informática deve funcionar como uma extensão da sala de aula.

Na sociedade da informação todos estão aprendendo a conhecer, a comunicar-se por meio de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, que ocorre quando conseguimos integrar, dentro de uma visão inovadora, a informática de forma lúdica.

Atualmente, percebemos que os avanços que ocorrem diariamente acabam por interferir e ocasionar muitas modificações na sociedade e no comportamento das pessoas, o que nos sugere desafios cada vez maiores no sentido de estarmos constantemente atualizados e informados sobre tais progressos.

Apesar de o computador ser apenas mais um dos recursos tecnológicos que podem ser utilizados na prática docente, esse se diferencia devido ao poder de interação que proporciona aos usuários, e pela possibilidade de simulações que enriquecem o trabalho docente. Quando nos referimos a Informática Educativa, estamos falando de como essa ferramenta pode ajudar no ensino de forma autônoma, criativa, experimental, ou seja, na formação de alunos investigadores, curiosos e comprometidos com o aprendizado.

A proposta pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Rosário pretende oferecer ao seu educando uma visão educacional da utilização do computador. O computador não deve servir apenas para ler e-mails e conversar com os amigos, mas também, para pesquisar, investigar e descobrir novos conhecimentos. Intenciona-se contribuir de maneira efetiva para a formação de crianças e jovens autônomos, íntegros, críticos; interagindo com o mundo em que vivem.

EQUIPE DE INFORMÁTICA